Você sempre teve o sonho de aprender a tocar flauta, mas não sabe por onde começar?
Calma, que no artigo de hoje vamos entregar o passo a passo para você realizar seu grande sonho.
Mas antes de tudo, queremos saber:
VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SURGIU A PRIMEIRA FLAUTA?
Sua história remete ao período da idade da Pedra Polida, onde o homem usava objetos com formatos de tubo para produzir sons semelhantes ao canto dos pássaros. As primeiras flautas se assemelhavam a apitos, no qual foram evoluindo, ganhando tamanho e furos adicionais que modificavam o som. A flauta deu origem a outros instrumentos bastante conhecidos hoje como o Oboé, o fagote, a flauta doce, flauta transversal, entre outros.
As mais antigas flautas foram encontradas há milhares de anos e eram feitas de osso. Essas flautas eram usadas durante a caça e em rituais de magia.
Mais tarde, as flautas foram feitas de madeira ou bambu. Haviam flautas que podiam ser seguradas para o lado direito ou esquerdo e até mesmo para frente.
Na idade média a flauta era tocada por caçadores, pastores, músicos em ocasiões festivas e no século 13 também por soldados.
A partir do século 16 a flauta evoluiu para a flauta moderna que conhecemos hoje em dia.
Separamos um passo a passo de como você irá começar a tocar flauta!
1. COMPRE UMA FLAUTA SIMPLES
Se você nunca tocou uma flauta, comece com uma bem simples, que você consegue encontrar facilmente na internet ou em uma loja de instrumentos.
2. APRENDA A MONTAR A FLAUTA
Geralmente, uma flauta tem três partes: A cabeça, que traz o bico, o corpo, com os orifícios, e o pé, que tem forma de um sino. Junte todas as parte e torça para garantir que estão presas.
3. APRENDA A SEGURAR A FLAUTA
Coloque o bico da flauta nos lábios.
Feche a boca e use os dedos para apoiar o peso do instrumento. Coloque a mão esquerda nos primeiros orifícios e a direita nos últimos.
-
O certo é que os orifícios da flauta fiquem na direção dos seus dedos, contra o seu corpo
4. APRENDA A SOPRAR NA FLAUTA
Sopre no bico para ter uma noção prévia do som. Não faça muita força — imagine que você está fazendo bolhas. Essa parte pode ser difícil, mas é importante para quem está aprendendo.
A flauta vai produzir um som agudo e desagradável se você soprar com muita força. Modere na intensidade.
Respire pelo diafragma e sopre devagar para produzir um som consistente.
5. APRENDA A POSICIONAR A BOCA E A LÍNGUA NA FLAUTA
Para produzir notas na flauta, você tem que começar e terminar o som com a língua. Coloque-a no céu da boca, atrás dos dentes. Lembre-se de soprar com menos força para tocar notas mais graves.
Para isso, tente dizer “tá” ou “tu” ao produzir a nota até se acostumar ao som.
Tenha cuidado para não verbalizar o “tá” ou “tu” com a flauta na boca. Essas sílabas só servem para ajudar você a acertar a técnica.
6. TOQUE A PRIMEIRA NOTA
Geralmente, a primeira nota que os estudantes aprendem é si. Para isso, tampe o orifício que fica na parte inferior do corpo da flauta com o polegar esquerdo. Depois, use o indicador para tampar o primeiro orifício da parte de cima. Use o polegar da mão direita para equilibrar a flauta e sopre de leve, lembrando-se de imitar o “tá” ou “tu”. Pronto! Você acabou de tocar um si.
Se não ouvir o si ou se a nota sair abafada, tampe bem os orifícios com os dedos.
Pode ser também que você tenha soprado com força demais.
QUER APRENDER AS TÉCNICAS DO BÁSICO AO AVANÇADO PARA TOCAR A FLAUTA DOCE?
Entre agora mesmo em contato com a EM&PM!
Aqui, você vai aprender muito mais do que a técnica.
Contamos com um time de professores especializados e também exercícios práticos que vão te ajudar a realizar o seu sonho de tocar flauta como os flautistas de sucesso.
Entre em contato com a gente!
Enviando uma mensagem agora mesmo você ainda ganha um presente especial